PALESTRA VAI HOMENAGEAR SEVERINO MÁRIO PORTO EM EVENTO NESTA SEGUNDA - FEIRA (19) É GRATUITO
Na próxima segunda-feira, dia 19, acontece a segunda edição da ‘Conversa de Arquiteto’ e, desta vez, o tema abordado será ‘Severiano Mario Porto: Um Arquiteto’. A palestra inicia às 18h15, no Madeira Market, localizado na rua Rio Madeira, esquina com a Amapá, e é uma realização da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Amazonas (Asbea-AM), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM).
O palestrante da ‘Conversa’ será o renomado Marcos Cereto e o evento ocorre no dia em que Severiano Mario Porto completa 88 anos. O profissional, mais conhecido como arquiteto da Amazônia, foi autor de um modelo único de arquitetura amazônica e sustentável, que une técnicas desenvolvidas por ribeirinhos e caboclos com as mais modernas e inovadoras criações da arquitetura.
Mestre Severiano, como alguns arquitetos preferem chamar, foi responsável por projetos importantes para o Amazonas, como por exemplo o Estádio Vivaldo Lima, em 1965, o Campus da Universidade do Amazonas, 1970/1980, e a Pousada na Ilha de Silves, 1979/1983.
“Essa edição será justamente no aniversário do colega Mestre Severiano Porto e convidamos todos a participar e dialogar. A ‘Conversa de Arquiteto’, aliás, consiste em 12 edições, uma em cada mês, que reunirá arquitetos renomados proferindo palestras sobre temas relevantes do campo da arquitetura e urbanismo”, comentou o presidente da Asbea-AM, Roberto Moita.
Atualmente, o arquiteto e urbanista Severiano Mário Porto mora no Rio de Janeiro (RJ). Ele é natural de Uberlândia (MG) e formou pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Mudou-se para a capital amazonense em 1965, onde desenvolveu obras e projetos por mais de 30 anos.
INSCRIÇÕES
Para quem desejar participar da edição, são oferecidas 80 vagas totalmente gratuitas, e os interessados devem enviar a inscrição para o endereço: adm.asbeaam@gmail.com com nome e telefone de contato.
“É muito importante iniciativas como essa e tenho certeza que terá a participação massiva. Além disso, é uma justa homenagem ao Severiano, que representa muito para nosso Estado e País. O CAU Amazonas vem trabalhando em parceria e a ideia é sempre beneficiar da melhor maneira nossa classe, levando conhecimento, história e informações valiosas”, destacou o presidente do CAU/AM, Jean Faria.
Nenhum comentário