Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/09/2018ㅤ Publicado às 12:59

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, realiza nesta quarta-feira (19) a entrega de registro profissional para aproximadamente 25 novos arquitetos e urbanistas. A ação acontece na sede do CAU/AM, localizado na avenida Mário Ypiranga, 696, Adrianópolis. e integra o Projeto Arquitetos do Amanhã, que busca aproximar os profissionais recém formados do Conselho e acredita na importância desse momento para esclarecimento aos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo que estarão ingressando ao mercado de trabalho.
 
 O registro profissional é uma certificação exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), determina quem está apto para exercer a profissão de forma legal em seu estado de origem ou em todo o território nacional. 
 
A vice-presidente do CAU/AM e coordenadora da Comissão de Exercício Profissional, Meglen Valau, ressalta a importância de dialogar com os novos profissionais. “Registrar 53 novos arquitetos é uma grande felicidade, saem da vida acadêmica para uma nova fase completamente diferente e desafiadora, pela primeira vez sem um orientador,  e o papel do Conselho é exatamente o de orientar esses recém-formados, afim de alertá-los quanto ao exercício legal da profissão, dando assim garantias ao trabalho de Arquitetura e Urbanismo”, disse. 
 
O presidente do CAU/AM, Jean Faria, explica que o compromisso desta gestão é o de estar atento as demandas do arquiteto e urbanista e sociedade em geral.  “A meta é aproximar os profissionais, estudantes e, principalmente, a população, humanizando o atendimento, propondo atividades eficazes e sociais, fazendo principalmente este último grupo entender a importância do arquiteto e do urbanista para o desenvolvimento das cidades”, afirmou. 
 
Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)
 
Conforme o presidente do CAU/AM, Jean Faria, é importante ainda ressaltar a necessidade de contratar um profissional com Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). “O RRT é uma proteção à sociedade e confere legitimidade ao profissional, fornecendo segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado. Os RRT são gravados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e compõem o acervo técnico do arquiteto e urbanista. Além disso, o CAU/AM está trabalhando junto ao poder público para cada vez mais viabilizar a participação do profissional em projetos”, explicou.
 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

06/11/2024

CAU/BR Realiza IX Encontro Nacional da Comissão de Organização e Administração com Participação do CAU/AM

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

29/10/2024

138ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/AM destaca avanços importantes para a Arquitetura e Urbanismo no Amazonas