Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

02/08/2022ㅤ Publicado às 21:21

Foto: Joana França

 

Projeto de autoria do arquiteto e urbanista Laurent Troost, foi contemplado no prêmio mais importante existente na América Latina na produção arquitetônica de diversos países, o Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana. O projeto Casarão de Inovação Cassina foi selecionado como vencedor da edição 2022.  

 O Casarão de Inovação Cassina, localizado no centro de Manaus-AM, abriga espaços para fomentar o coworking e o encontro de fazedores da economia digital: espaços multifuncionais, salões salas de reuniões, laboratórios, salas de formação e um restaurante no último piso com vistas privilegiadas sobre o centro da cidade e o Rio Negro. 

Foto: Joana França

Além da intervenção executada na edificação, o projeto permite uma forma inovadora e respeitosa de se relacionar com o patrimônio histórico da cidade. A beleza da imperfeição da ruína gera interesse, questionamentos e convida à reflexão sobre o passado e a ação do tempo e do homem na cidade e sobre o patrimônio.  

Com uma edificação de 1896, a preservação do estado de ruína tornou a intervenção um manifesto por ser também a última fachada com argamassa pigmentada com pó de arenito vermelho, realizados minuciosos trabalhos de restauro.  

A criação do projeto Casarão da Inovação Cassina, através da inserção de uma floresta tropical e de uma estrutura de aço industrial dentro das ruínas consolidadas de um casarão da época da borracha, pode ser considerada como a síntese dos ciclos econômicos da cidade de Manaus: a era da borracha, seu declínio, a era do Distrito Industrial e a nova economia digital. 

 Laurent Troost, autor do projeto, fala da importância do prêmio desse nível, que proporciona destacar Manaus na arquitetura contemporânea.  

“Essa premiação é muito importante para equipe e para cidade de Manaus, pois ele permite colocar Manaus no mapa da arquitetura contemporânea de qualidade a nível internacional, mostrando que a Amazônia, além de ser importante a nível ambiental e biológico, tem relevância a nível cultural, histórico e arquitetônico”, disse Troost. 

O projeto já concorreu pelo menos sete destaques em premiações e vencedor de 5 prêmios. 

Prêmios em destaque

– Nacionais (vencedor) 2: Prêmio IAB Centenário 2022 e Prêmio Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

– Internacionais (vencedor) 3: Architecture Masterprize, Metal Architecture Award, e o Prêmio Oscar Niemeyer

– Internacionais (finalista) 2: Architizer Award e MCHAP Award

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

29/10/2024

138ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/AM destaca avanços importantes para a Arquitetura e Urbanismo no Amazonas

Arquitetura e Urbanismo

28/10/2024

CAU/AM recebe alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Nilton Lins em visita técnica