Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/03/2018ㅤ Publicado às 13:37

Pela primeira vez, Manaus sediará a Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia, a XAMA, que ocorrerá na capital amazonense de 13 a 20 agosto, durante a realização do 7º Seminário DOCOMOMO Brasil/Norte-Nordeste. O evento, que vai acontecer no Musa do Largo, localizado na Praça São Sebastião na Rua Costa Azevedo, 272, vai apresentar um trabalho inédito, reunindo um panorama de obras de arquitetura na Amazônia das últimas três décadas, de 1987 a 2017. A ação pretende contribuir com a construção da historiografia e ampliar a cultura disciplinar.

Para a XAMA, está aberto o envio de obras de arquitetura e intervenções em escala urbana construídas na Amazônia Legal e nos países amazônicos, projetadas por arquitetos, individualmente ou em equipe, com data de finalização entre 31 de dezembro de 1987 e 31 de dezembro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 15 de abril pelo emailamaexposicao@gmail.com. Cada arquiteto ou equipe poderão apresentar até três trabalhos inscritos. Detalhes de documentação necessária para inscrições, regulamento e outras informações podem ser obtidos através do site www.xamamanaus.weebly.com.

 

“É com muita alegria que o CAU/AM apoia esta inciativa extremamente importante para o País. Precisamos criar uma identidade, nos fortalecer e ter memória. Por isso, reforço o convite aos profissionais para que participem, pois a exposição será uma vitrine e servirá para nortear muitos arquitetos e urbanistas, bem como estudantes e população em geral. Vale frisar, que poderão apresentar-se à XAMA as obras de arquitetura e intervenções em escala urbana construídas na Amazônia Legal e nos países amazônicos”, destacou o presidente do CAU/AM, Jean Faria.

Curador e um dos promotores da XAMA, o arquiteto e urbanista Marcos Cereto, ainda destaca que as obras selecionadas para a exposição serão publicadas na íntegra num catálogo em formato e-book. Além disso, ressalta que o evento será um passo importante para o reconhecimento das novas obras, que não acontece desde a popularidade de Severiano Porto, responsável por projetos importantes para o Amazonas, como por exemplo o Estádio Vivaldo Lima, em 1971, o Campus da Universidade do Amazonas, 1983, e a Pousada na Ilha de Silves, 1984.

“Em 1987, o arquiteto Severiano Porto alcançou o ápice da sua trajetória profissional, sendo reconhecido como o profissional do ano pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil. Com uma trajetória singular, Severiano e Mário Ribeiro inseriram a Amazônia no cenário latino-americano. Porém, a partir de 90, os arquitetos começaram a perder espaço nas publicações especializadas e agora queremos resgatar e apresentar a arquitetura contemporânea da Amazônia.Será o direcionamento da nossa identidade”, destacou Cereto.

Ainda segundo Cereto, a falta de um espaço para a reunião dos arquitetos compromete a discussão sobre a arquitetura na Amazônia. “Há pouco conhecimento sobre a produção arquitetônica contemporânea. As revistas Habitat, ABA-Arquitetura Brasileira do Ano, Projeto, AU entre outras, tiveram um papel fundamental na divulgação de realizações na região até 1987. No século XXI, o portal Vitruvius iniciou as suas atividades e se tornou o principal canal de divulgação dos projetos e obras. Por outro lado, há pequena contribuição de trabalhos da Amazônia. Queremos reverter este cenário, pensando no crescimento da profissão como um todo”.

Seminário DOCOMOMO Brasil / Norte-Nordeste

O DOCOMOMO (International Committee for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988. Atualmente atua em quase setenta países como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.

O programa do seminário em Manaus inclui exposições, conferências, debates, mesas redondas, lançamento de publicações com a participação de pesquisadores convidados e os MOMO-Tours com visitas as obras icônicas da arquitetura moderna no Amazonas. Alguns locais já estão confirmados, como Hotel Amazonas , Edifício Cidade de Manaus, Edifício Palácio do Rádio, Largo São Sebastião, entre outros, que podem ser consultados em https://7docomomomanaus.weebly.com/programaccedilatildeo.html.

Realização e apoio

A Xama é realizado pelo Núcleo AMA – NAMA e recebe apoio do

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), CAU/AM,  IPHAN-AM e MUSA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na COP 30

16/10/2024

Neurociência na Arquitetura é destaque no 1º Fórum de Debates: Arquitetura e Mercado

CAU na Mídia

07/01/2022

Edital público que lançará concurso para sede da OAB/AM em parceria com o CAU/AM

CAU na Mídia

31/05/2021

Conselheiros do CAU Brasil homenageiam arquitetos que marcaram história da profissão

CAU na Mídia

28/05/2021

Projeto de requalificação da área será escolhido através de concurso público nacional organizado pelo IAB-RJ