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26/05/2017ㅤ Publicado às 11:27

CAU/AM participou da elaboração do projeto 

Foto: Divulgação | CAU/AM

De acordo com os Indicadores de Desempenho do Estado do Amazonas (Idea), divulgado neste primeiro trimestre de 2017. A frota de veículos em circulação na capital amazonense cresceu mais de 6,7%, em dois anos, com frota estimada em 713 mil veículos.

 

Ontem, 25/05, o Comitê da Cidadania formado por entidades de classe ligadas à arquitetura, engenharia, sociedade, lideres religiosos e além dos setores empresariais se reuniram na sede da FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), em Manaus, para tratar da apresentação do plano de mobilidade urbana elaborado pelos setores de classe destacados à Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM) representado pelo coordenador da Comissão Especial de Política Profissional, Política Urbana e Ambiental (CEPUA-CAU/AM), arquiteto e urbanista, Pedro Paulo Cordeiro participou das discussões  e destaca alguns pontos.

 

“A importância do plano de mobilidade urbana é fundamental, além do mais, a representatividade das entidades de classes e o debate dos principais problemas da nossa cidade. Essas medidas fomentarão todo o assunto sobre mobilidade urbana, ou seja, Mobilidade Urbana não é apenas o Transporte Público, envolve acessibilidade, que são as calçadas, segurança viária, tanto para pedestres, ciclistas, motoristas e também o mobiliário urbano’’. Destaca.

 

Contempla o projeto de Mobilidade Urbana do Comitê da Cidadania: corredores exclusivos para o transporte coletivo – o modal BRT; construção de anel viário interligando todas as zonas urbanas da capital; VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro histórico para fomentar o turismo; construção de vias urbanas para escoar a produção industrial; parques urbanos temáticos e projetos voltados para a ciclomobilidade em Manaus.

Foto: Divulgação | CAU/AM

 

“Este projeto trata do plano de mobilidade urbana, para propor soluções e integração com a sociedade. Um projeto de município e não apenas da prefeitura. O bom seria aumentar o conforto e diminuir o tempo de espera do transporte público. O projeto integra o distrito industrial com o restante da cidade e corredores exclusivos para o transporte coletivo. Hoje os nomes dos terminais de integração de ônibus não são atrativos… T1, T2, T3 Etc. deveriam ser os nomes dos próprios bairros. Sugerimos também um anel viário interligando a cidade e escoando toda a produção industrial e outra sugestão é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro histórico para fomentar o turismo”. Pontua – Augusto César Barreto Rocha – Diretor Adjunto da FIEAM.
De acordo com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, o projeto elaborado por vários setores da sociedade pretende contribuir para a mobilidade urbana em Manaus. “Este projeto que está sendo entregue é para cidade e não para o governo e deverá ser acatado pelo atual prefeito, ou seja, contempla as demandas do setor empresarial. Enfatiza Périco.

 

Para a historiadora amazonense, Etelvina Garcia, devemos voltar ao século passado (20), em questão da mobilidade urbana. “A cidade era totalmente servida de mobilidade, pois, se concentrava na área central, e tinha o Bonde Elétrico, era muito importante para a época, outra questão, que o bairro da cachoeirinha na zona sul foi planejado. Em relação ao bonde, ele foi totalmente democrático servia toda a sociedade… todas as classes’’.

 

O diretor-presidente do Instituto Municipal do Planejamento Urbano (IMPLURB), Cláudio Guenka, fala do retorno positivo que vem alcançando com o projeto ManôBike e disse que fará uma avaliação técnica do projeto de mobilidade urbana. “Falamos de mobilidade urbana diariamente, pois faz parte do nosso dia a dia. Então a importância da união das entidades de classe e do setor empresarial. É um projeto em longo prazo e deverá ter apoio político, o Implurb deverá fazer uma análise técnica deste documento do Comitê da Cidadania. Destaca Cláudio. 
 

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Foto: Divulgação | CAU/AM

Publicado em 26.05.17 

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