Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/09/2013ㅤ Publicado às 16:54

Foi realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, nos dias 30 e 31 de agosto de 2013 na Universidade Luterana do Brasil, em Manaus, o “Seminário de Política Urbana Quitandinha +50 – A AMAZÔNIA URBANA”. O evento contou com a presença dos arquitetos e urbanistas: Haroldo Pinheiro, Presidente CAU/BR; Sérgio Magalhães, Presidente IAB Nacional; Jaime Kuck, Presidente do CAU/AM; Claudemir Andrade, Presidente do IAB/AM; Roberto Moita, Diretor Presidente do Implurb; Gonzalo Melgar; Geraldo Valle; Rosilene Guedes Souza; Fabiana Izaga; Edmilson Rodrigues; Pedro Moreira; e José Alberto Tostes.

Na programação foram registradas a mesa redonda sob o tema “Processos urbanos nas cidades da Amazônia”, três palestras sobre “Modernização incompleta, crise socioambiental e um urbanismo participativo para a produção do futuro na Amazônia”, “Desafios da gestão urbana em Manaus” e “Transformações urbanas das pequenas cidades Amazônicas”. Foram ainda levantados os temas “Manaus: autofagia urbana, os modos de consumo do espaço” e “O passivo histórico urbano e a arrogância técnica – uma breve crítica aos processos urbanos recentes em Manaus”.

Houve três grupos de discussão para os quais os participantes puderam escolher qual grupo participar: Saneamento básico; Recursos hídricos; e Impactos climáticos. Mais de 200 pessoas participaram do evento na Ulbra, e 40 convidados visitaram a Arena da Amazônia, que receberá quatro jogos da Copa do Mundo em 2014.

Na manhã de sábado, 31, ocasião da palestra do arquiteto Antônio Roberto Moita (Presidente do Implurb), ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) que visa orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquiteto e urbanista. Para tanto, o CAU/AM e o Implurb instituíram a Comissão de Fiscalização Integrada (CFI). Essa comissão será responsável por comunicar irregularidades de profissionais e obras no Munícipio, encontradas pelo serviço de fiscalização de ambos.

Acesso ao banco de dados de arquitetos e sistema de informação georeferenciadas (IGEO), por exemplo, serão compartilhadas entre essas duas instituições públicas. Esse acordo facilita e agiliza para ambos os trabalhos de fiscalização na área de arquitetura e urbanismo.

 

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

06/11/2024

CAU/BR Realiza IX Encontro Nacional da Comissão de Organização e Administração com Participação do CAU/AM

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

25/10/2024

PSS CAU/AM: Resultado Final da Análise Curricular e Convocação para a 2ª Etapa