Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/01/2018ㅤ Publicado às 12:00

Um total de 18 recém-formados da Universidade Federal do Amazonas  (Ufam) participaram na quarta-feira, dia 24, da primeira edição 2018 do ‘Arquitetos do Amanhã’, projeto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas  (CAU/AM).  A ação foi comandada pela nova gestão da entidade, presidida por Jean Faria e vice Meglen Valau.

 

Presidente Jean Faria e vice Meglen Valau saúdam recém-formados.

O projeto ‘Arquitetos do Amanhã’ visa esclarecer sobre a importância do Registro Profissional e dialoga sobre o mercado de trabalho. Pelo projeto, foi entregue à turma Roger Pamponet de Arquitetura e Urbanismo 2017/2 um Kit Universitário, contendo manual do arquiteto, resoluções e Normas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e um capacete profissional. Além disso, eles participaram da primeira força-tarefa do CAU/AM para a retirada do registro profissional e coleta de dados.

“Estamos muito felizes em realizar a primeira edição deste projeto em 2018, que inclusive está saudando a primeira turma a participar de uma colação de grau deste ano e justamente na época em que Ufam completou 109 anos. Este momento representa um passo importante para os recém-formados e os alerta para o exercício legal da profissão, que dá garantias à sociedade em relação ao trabalho de Arquitetura e Urbanismo. Estamos aqui, tambem, dispostos a auxiliar e aconselhar quanto ao mercado de trabalho. Nossa função é apoiá-los”, destacou Jean, eleito para a gestão 2018-2020.

Para Renan de Silva Lima, que teve oportunidade de enquanto estudante realizar intercâmbio na Hungria, ações como essa fortalecem a profissão e, principalmente, direcionam aqueles que estão saindo da universidade.

“É muito importante contar com esse apoio do Conselho, pois quando formamos precisamos ter um direcionamento. Assim, temos mais chance no mercado de trabalho e com o Arquitetos do Amanhã temos uma lembrança de um dia significativo para toda vida”, disse ele, ao frisar que uma das principais lições da Europa e que pretende adotar para seu trabalho na capital amazonense é a organização urbana, que faz diferença no dia a dia da população.

A  Vice- presidente Arqª. e Urbª. Meglen Cristina Valau e tambem coordenadora da Comissão de Ensino e Formação Profissional (CEF),  destacou que as ações voltadas para estudantes será cada vez mais constantes e a ideia, inclusive, é realizar um trabalho junto às universidades do Estado.

“Junto com os membros da CEF estamos construindo um plano de ação para que possamos atuar nas universidades particulares e públicas e que nos tornemos desta forma cada vez mais acessíveis aos estudantes. Entre nossas metas, inclusive, está oferecer durante nossa gestão oficinas, workshops e palestras para cada vez mais atualizar e auxiliar nossos formandos”, disse ela, que em nome do CAU/AM ainda sorteou um tablet entre os alunos. A vencedora foi Patrícia Sardinha.

“Estou muito feliz e fiquei ainda mais com este prêmio que vai me ajudar profissionalmente. Gostei muito de participar deste projeto e quero poder realizar como profissional tudo aquilo sonhei”, contou.

A CEF ainda é formada pelo Arq. e Urb. Kleyton Marinho da Silva (Coordenador Adjunto), Arqª. e Urbª. Ivone Rocha de Sousa Leite (Membro) e  Arq. e Urb. Edmar de Oliveira Andrade (Membro).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

06/11/2024

CAU/BR Realiza IX Encontro Nacional da Comissão de Organização e Administração com Participação do CAU/AM

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

29/10/2024

138ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/AM destaca avanços importantes para a Arquitetura e Urbanismo no Amazonas