Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/06/2017ㅤ Publicado às 14:09

Humanizar as medidas, projetando a cidade para pessoas

A Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), promoveu na manhã desta terça-feira (13), no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, um debate sobre Acessibilidade focado nas dificuldades encontradas por idosos no Estado do Amazonas. A visão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, acerca das normas gerais e critérios básicos estabelecidos para a promoção da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, foram pontuados pela representante do CAU/AM no evento, a Gerente Técnica, Gabriela Marques. 

O ciclo de palestras teve como foco principal à Acessibilidade: envelhecentes, suas fragilidades e limitações. Para o Gerontólogo – Dr. Douglas Ataíde, ele explica os riscos à saúde do idoso, quando o assunto em questão, é a falta de infraestrutura adequada em acessibilidade.

“O idoso têm certas limitações de locomoção devido ao avançar da idade. Os riscos de queda, acentuado aos problemas de acessibilidade, seja uma escada e/ou degrau no caminho (calçada)”. Enfatiza Ataíde. 

Destacando a situação da acessibilidade na cidade de Manaus e as dificuldades enfrentadas por grande parte da população idosa. Falta humanizar as medidas, projetando a cidade para pessoas, em relação as políticas de desenvolvimento urbano.

“Em nosso entendimento, deveria ter uma ação conjunta entre os órgãos com base nos parâmetros de um plano de acessibilidade e mobilidade para a cidade. Seguindo dimensões e determinações da NBR de acessibilidade. Hoje, são muitos obstáculos – postes, comércio, placas de sinalização de trânsito e entre outros. Projetos de acessibilidade até podem existir, mas na hora de executar, não sai como é para ser, falta sair do papel como estar. Está questão tem que ser tratada com mais seriedade. É uma questão emergencial”. Pontua Gabriela Marques. 

A NBR 9050, a norma de acessibilidade que estabelece análises técnicas a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural. Para serem considerados acessíveis. 

As principais dificuldades de locomoção no dia a dia do idoso apresentados no debate:  

– Experimente você andar com cadeira de roda em uma calçada, você sentirá na pele o que a gente passa;
– Se seus direitos são violados: faltam rampas, ao invés de degraus, ausência de piso tátil e sinalização adequada;
– Nós não queremos piedade, queremos que façam valer os nossos direitos. Respeito!

 

Publicado em 13/06/17 (Atualizado no dia 14/06/17)

Fotos: Divulgação | CAU/AM

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 respostas para “CAU/AM debate Acessibilidade para Idosos na ALEAM”

  1. Os idosos e pessoas com deficiência são as que mais sofrem, porém a Acessibilidade deve ser para todas as pessoas!todos vamos precisa!

    • admin disse:

      Oi, Juliana!
      Acessibilidade é focado em todos os grupos da sociedade. Seguindo as determinações previstas em lei. Neste caso específico, o debate foi pontuado na acessibilidade para idosos, como solicitado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

      Grato,
      Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

06/11/2024

CAU/BR Realiza IX Encontro Nacional da Comissão de Organização e Administração com Participação do CAU/AM

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

29/10/2024

138ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/AM destaca avanços importantes para a Arquitetura e Urbanismo no Amazonas