Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

09/03/2016ㅤ Publicado às 13:02

Campanha #SalveVilaBalbina 

A 52ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, ocorreu na manhã desta quarta-feira (09). Conduzida pelo Presidente do CAU/AM Jaime Kuck e os demais membros das comissões do conselho, além da participação do presidente do IAB-AM (Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Amazonas) Claudemir José Andrade.

Na ocasião foi apresentado uma carta aberta do I – SAMA (Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia), em defesa de uma obra emblemática do Arq e Urb.  Severiano Mário Porto,  através do coordenador do evento o Arq e Urb. Marcos Cereto.

O teor da carta aberta faz uma referência ao restauro e conservação do Centro de Proteção Ambiental em Balbina, construída em 1987 na cidade de Presidente Figueiredo /AM distante 187 km de Manaus, e  com o passar dos anos vem perdendo as suas características originais devido a falta de manutenção por parte dos órgão administrador.

De acordo com o Marcos Cereto, no dia 17 de fevereiro foi realizada uma visita técnica com professores, pesquisadores e estudantes ao Centro de Proteção Ambiental em Balbina . “O grupo de visitantes do I SAMA constatou com consternação e tristeza o completo abandono do edifício que, mesmo em estado de ruína, ainda emociona pela qualidade arquitetônica e pelo que representa para a arquitetura latino-americana”. Diz um dos trechos da carta  apresentada ao CAU/AM.

Em resposta o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, informou que apoia a iniciativa, tratando-se de um conjunto de obras do Arq Urb. Severiano Mário Porto recentemente tombadas no Estado do Amazonas. O Centro de Proteção Ambiental em Balbina deverá permanecer preservado e visitado  por este motivo a sua importância e o nível de interesse social.

 ENTENDA MAIS: 

Agora é Lei: obras de Severiano Mário Porto são tombadas no Amazonas

Ficam tombadas, por seu interesse arquitetônico, histórico e cultural, as edificações de projetos do arquiteto Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto, construídos no Estado do Amazonas, conforme relacionado no Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas  (Clique e veja a publicação).

 Severiano Mário Porto O “Arquiteto da Amazônia”

O Centro de Proteção Ambiental de Balbina possui uma excepcional cobertura em madeira, cujo detalhamento demonstra o domínio que Mario Porto possui desta técnica construtiva. O volume do edifício é marcado pela presença desta cobertura voluptuosa.

CARTA ABERTA DO I SAMA – SEMINÁRIO DE ARQUITETURA MODERNA NA AMAZÔNIA

CAMPANHA #salvevilabalbina CLIQUE AQUI E VEJA A CARTA

Fonte: CAU/AM –  I SAMA

DEIXE UM COMENTÁRIO

3 respostas para “Campanha Salve Vila Balbina é apresentada em plenária do CAU/AM”

  1. Claudia Pires disse:

    Qual o órgão que administra? O que o órgão pode fazer? Quanto ao CAUAM, pode fiscalizar? Quanto ao IAB, pode organizar uma campanha ou uma ação civil pública em defesa do bem. A carta: parabéns, mas a obra precisa (e merece) cuidados urgentes!

    • admin disse:

      Prezada Claudia Pires.

      O Órgão que administra o Centro de Proteção Ambiental de Baldina, localizada em Presidente Figueiredo-AM,é a ELETROBRÁS AMAZONAS ENERGIA.Assim como o CAU/AM e o IAB-AM estão unindo forças trabalhando para mudar este cenário.

      Grato,

  2. Claudia Pires disse:

    Qual o órgão que administra? O que o órgão pode fazer? Quanto ao CAUAM, pode fiscalizar? Quanto ao IAB, pode organizar uma campanha ou uma ação civil pública em defesa do bem. A carta: parabéns, mas a obra precisa (e merece) cuidados urgentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

06/11/2024

CAU/BR Realiza IX Encontro Nacional da Comissão de Organização e Administração com Participação do CAU/AM

Destaque

04/11/2024

Divulgado o resultado da 2ª Etapa do PSS CAU/AM 2024

Destaque

01/11/2024

Mais de 20 obras são fiscalizadas pela DFI CAU/AM no município de Manacapuru-AM

Destaque

29/10/2024

138ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/AM destaca avanços importantes para a Arquitetura e Urbanismo no Amazonas